INSTITUIÇÕES DO DIREITO


Licitação é um processo administrativo, anterior à contratação, que busca escolher a proposta mais vantajosa para a administração, com base em parâmetros definidos previamente.  A Lei 8666/93 define as modalidades de licitação.  Associe a modalidade com o conceito correto:

A – Concorrência

B – Tomada de preços

C – Convite

D – Concurso

E – Leilão

 

(         )   Modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes em edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 dias.

(         )   Modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

(         )   Modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis que não servem mais para a administração, produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis, a quem oferecer o maio lance, igual ou superior ao valor da avaliação.

(         )   Modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 horas da apresentação das propostas.

(         ) Modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.


D, A, E, C, B


E, D, C, B, A


A, B, C, D, E


C, E, D, A, B


B, A, D, E, C

I -  É proibido exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça; 

II -  É vedado instituir tratamento desigual entre os contribuintes que estejam em situação equivalente; 

III -  É defeso cobrar tributos em relação a fatos geradores ocorridos antes do início da vigência da lei que o instituiu ou aumentou; 

IV -  É vedado cobrar tributo no mesmo exercício em que tenha sido publicada a lei que o instituiu ou aumentou.

Combine as quatro vedações acima com os seguintes princípios:

W  anterioridade; 

X   isonomia tributária; 

Y   legalidade; 

Z   irretroatividade.

As vedações correspondem, respectivamente, aos princípios referidos nas seguintes letras:

 


W X Y Z


X Y Z W


W Y X Z


X Y Z W


 Y X Z W

A União, os Estados-membros, o Distrito Federal e os Municípios não podem inventar tributos para arrecadar de seus contribuintes, nem elevá-los exageradamente.  Os princípios constitucionais tributários orientam e regulam o exercício do poder tributário.

Associe os princípios a seus conceitos:

I           Princípio da Legalidade

II          Princípio da Anterioridade

III         Princípio da Igualdade

IV         Princípio da Vedação ao Confisco

V          Princípio da Uniformidade

(      )  Contribuintes em situações equivalentes devem  receber  tratamento    idêntico.

(      )  Proíbe-se a criação de tributos confiscatórios, entendido como tributação excessiva ou exacerbada.

(      )  Proíbe-se a instituição de tributo que não seja uniforme em todo o território nacional ou que implique distinção ou preferência em relação a Estado, ao Distrito Federal ou ao Município, em detrimento de outro

(      )  É vedada a cobrança de tributos no mesmo exercício da publicação da lei que os criou ou majorou.

(      ) Não há tributo que não seja preconizado pela lei formal e material, que descreva a hipótese da incidência, a base de cálculo etc., com a identificação do sujeito ativo e passivo.

 


IV, V, III, I e II


IV, V, III, II e I

 


III, IV, V, II e I   


III, I, II, V e IV


I, II, III, V e IV

O Estado brasileiro tem como forma de governo, sistema de governo e regime político:


república, presidencialista e autocracia


república, parlamentarista e democracia


monarquia, parlamentarista e ditatorial


república, presidencialista e democracia


monarquia, parlamentarista e autocracia

Nas páginas do nosso material de estudo Instituições do Direito / Sociologia das Organizações, encontramos destaques para os principais direitos e garantias constitucionais do cidadão. A respeito destes direitos e garantias, assinale a alternativa CORRETA:


Sobre a inviolabilidade das comunicações telefônicas (ou seja, a quebra do sigilo telefônico), garante a Constituição Federal que ela somente pode ser violada mediante decisão judicial, baseada na lei, para investigação criminal ou instrução (obter provas) do processo penal; assim, a Justiça não pode quebrar o sigilo telefônico de alguém se o intuito for cobrar dívidas financeiras


Graças ao direito constitucional de liberdade de locomoção, não se pode criar qualquer lei que interfira na entrada, na permanência ou na saída de pessoas relativamente ao território nacional.


É totalmente inexistente a figura da prisão por dívidas no direito brasileiro, pois configura violação de direitos humanos


O direito ao contraditório e à ampla defesa é uma garantia constitucional para as pessoas que estão envolvidas em processos judiciais; assim, se um funcionário está respondendo a um processo administrativo (processo interno da empresa), ele não possui tais direitos.


Graças ao direito constitucional de liberdade de manifestação de pensamento, todo ser humano pode exprimir sua opinião livremente, sem censuras, ainda que o faça mediante falsos perfis em redes sociais de internet (como facebook), garantindo-lhe o anonimato.

Você estudou que as atividades empresariais, no Brasil, podem ser exercidas, por uma pessoa física, ou por uma sociedade, chamada de empresária.  Faça a associação correta entre os tipos societários e suas características:

1) Sociedade Limitada                                

2) Sociedade Anônima 

3) Sociedade Simples

(    )  Em caso de troca de acionistas o estatuto não se modifica pois não há alteração na estrutura da sociedade.

(    )   A responsabilidade dos sócios é restrita ao valor de suas cotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social.

(    )   É uma sociedade formada por pessoas que não tem por objeto o exercício de atividade própria de empresário, exercendo profissão de natureza científica, literária ou artística.   

(   )  Seu capital é dividido por ações e a responsabilidade pela atividade exercida pelos acionistas será limitada até o preço das ações subscritas ou adquiridas por cada um dos mesmos.

(   ) Para ser extinta, essa sociedade deve passar pelas fase da dissolução, liquidação e extinção, com arquivamento na Junta Comercial.

 

 

Assinale a alternativa correta


2, 1, 3, 2, 1 


3, 2, 1, 2, 3


3, 1, 1, 2, 1


2, 3, 1, 1, 3


2, 2, 2, 1, 3

Macunaíma é um preguiçoso gerente de uma loja de televisores e, para lucrar sempre mais, age de má-fé ao elaborar os contratos de crediário de seu estabelecimento: na primeira página do contrato, escreve que os juros cobrados pelo financiamento são de 0,5% (meio por cento) ao mês; todavia, na última página do mesmo contrato, escreve que tais juros de financiamento são, na verdade, de cinco por cento (5%) ao mês. Tal situação possibilita, assim, que haja mais de uma interpretação sobre os juros do financiamento e Macunaíma pretende cobrar, logicamente, o juro mais caro. 

 

Diante desta situação, assinale a alternativa correta:


O consumidor não terá que pagar juro algum pois, havendo cláusulas que permitem dupla interpretação, ambas são completamente nulas, conforme prevê o Código de Defesa do Consumidor.


Macunaíma poderá cobrar os juros de 05% (cinco por cento), pois o contrato prevê as duas taxas de juros e quem escreveu o contrato decidirá.


Macunaíma só poderá cobrar os juros de 0,50% (meio por cento) ao mês, pois havendo duplicidade de interpretações, prevalece a que for mais favorável ao consumidor.


Tendo o contrato gerado dupla interpretação, deve-se partir ao meio a diferença, de forma que os juros a serem cobrados devem ser de 2,5% (dois e meio por cento) ao mês


São várias as nomenclaturas correspondentes ao término do pacto laboral: cessação, extinção, rescisão, dissolução, dentre outros. Quanto ao fim do contrato de trabalho, analise as assertivas:

I - O empregador pode dispensar o empregado com ou sem justa causa. No caso de ausência de um motivo justificável, o empregador deverá arcar com as reparações econômicas pertinentes, que se limitam a 40% da multa rescisória e décimo terceiro proporcional.

II - Demissão é um ato unilateral em que há uma comunicação por parte do empregador que não mais deseja o trabalhador na empresa. Essa comunicação deve ser feita com antecedência mínima de 30 dias, devendo o empregado trabalhar durante o aviso prévio, salvo se for liberado pelo empregador.

III - A dispensa indireta configura-se quando cessa o contrato de trabalho por decisão do empregado em virtude da justa causa praticada pelo empregador.


Apenas a assertiva II está correta.


Apenas as assertivas I e II estão corretas.


Todas as assertivas estão corretas.


Apenas a assertiva III está correta.


Todas as assertivas estão incorretas.

Segundo o Código Civil de 2002, a pessoa física poderá em algumas situações ser portadora de personalidade e capacidade civil. Abaixo constam algumas assertivas com relação a esses dois institutos. Analise-as:

I - A personalidade civil da pessoa física começa do nascimento com vida; assim, o Direito brasileiro não protege, em nenhum aspecto, o nascituro (embrião) na órbita civil.

II - A principal diferença entre personalidade civil e capacidade civil plena consiste no fato da primeira possibilitar a pessoa física ser sujeito de quaisquer direitos e obrigações, enquanto a segunda representa a aptidão para que a pessoa física exerça, sozinha, os atos de administração do próprio patrimônio.

III - Os menores de 16 anos são considerados pelo Código Civil como absolutamente incapazes, mas isso não significa que necessitem de representantes para agirem em seus nomes.

IV - O fim da personalidade civil se dá com a morte e a única forma de se documentar é mediante o atestado de óbito expedido por um médico.

V - A embriaguez habitual ou o vício em drogas são motivos arrolados pela lei (Código Civil) para se considerar uma pessoa como relativamente capaz, ainda que tenha mais de dezoito (18) anos completos.

Marque a alternativa correta.


Estão corretas apenas as questões I, II e V 


Estão corretas apenas as questões II e V


Estão corretas apenas as questões III e V


Estão corretas apenas as questões II e IV


Estão corretas apenas as questões I, II e III

Um homem de 82 anos de idade é proprietário de uma empresa, de onde aufere rendimentos mensais líquidos de R$ 100.000,00 (cem mil reais) por mês. Todavia, ele namora uma jovem de 20 anos, dando-lhe presentes de cerca de vinte mil reais (R$ 20.000,00), todos os meses. O restante é gasto com suas despesas pessoais e economias próprias, tendo assim recursos para todas as suas necessidades pessoais. O fato de ser um idoso estar dando presentes caros para sua namorada autoriza que os filhos lhe retirem a capacidade de exercício (capacidade de administrar sozinho seu patrimônio)? 


Não, pois todas essas doações realizadas são nulas, pois ofendem a moral e os bons costumes, bastando aos filhos buscarem os bens de volta quando do falecimento do genitor.


Sim, pois de acordo com o Direito Brasileiro, entre os relativamente capazes estão os idosos.


Sim, pois é um idoso e, portanto, presume-se que não tem mais consciência para gerir o próprio patrimônio.


Sim, pois é um pródigo, ou seja, é uma pessoa que não tem controle sobre seus gastos e que, se não for impedido, caminhará para a ruína financeira.


Não, pois os gastos não comprometem sua saúde financeira, sendo assim um direito daquele idoso gastar seus recursos da forma que lhe aprouver.

Páginas: 12345678910